Como definir prioridades?

Trabalho, família, estudos, lazer… Como definir prioridades? Se gerenciar tudo isso antes da pandemia já era estressante, imagine agora!

Prioridade

  1. condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade.
  2. possibilidade legal de passar à frente dos outros; preferência, primazia.

Com tantas coisas para fazer e resolver, é comum você se ver mergulhado num amontoado de problemas e atividades, e possuir até certa dificuldade para identificar quais são as suas prioridades ou como definí-las.

Por isso, trazemos hoje a Matriz de Eisenhower para que você possa conhecê-la e aplicar na sua vida esses conceitos que te farão ter o foco necessário à sua jornada, produzindo resultados positivos.

Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower é uma ferramenta que ajuda a identificar prioridades e foi popularizada por Stephen Covey, no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, por isso, também é conhecida como Matriz de Covey. Ela é a combinação das suas atividades urgentes e importantes, de forma que ao visualizá-la logo de cara seja possível identificar quais são as suas prioridades.

Urgente e importante: conceitos distintos

  • Urgente é tudo que requer uma ação imediata, que você precisa realizar o mais rápido possível e não pode ser adiado. Geralmente não está relacionado às suas metas.
  • Importante são as atividades que têm um significado, pois de alguma forma contribuem para que você atinja seus objetivos. São as tarefas que estruturam as etapas para que você alcance os resultados que deseja.

Para elaborar essa matriz:

  1. Liste todas as suas tarefas: o que você precisa fazer e o que quer fazer;
  2. Divida essas tarefas em duas colunas: Urgentes e Não Urgentes, observando o que pode ou não ser adiado; e
  3. Analise a coluna com as tarefas Urgentes e classifique cada item como importante ou não. Faça o mesmo para as tarefas da coluna Não Urgentes.

Visualmente a matriz ficará assim:

Matriz de Eisenhower
Matriz de Eisenhower

As tarefas podem se enquadrar em quatro quadrantes:

  1. Urgentes e Importantes: aqui estão as suas principais prioridades, ou seja, o que precisa ser feito agora, sem nenhum adiamento. “Faça agora!“
  2. Não Urgentes e Importantes: que estão diretamente ligadas aos seus objetivos; tudo aquilo que precisa ser feito para alcançar seus resultados e suas metas. “Planeje e agende“   saiba o que precisa ser feito e encaixe em suas atividades diárias.
  3. Urgentes e Não Importantes: que não são importantes para você, pois não têm ligação com suas metas, mas podem ser importantes para alguém. “Delegue” encontre alguém que se responsabilize por essas tarefas, entretanto, por ser algo de sua responsabilidade acompanhe o andamento para garantir que seja cumprida.
  4. Não Urgentes e Não Importantes: “Elimine“ — tudo que está aqui, em teoria, pode ser descartado. São coisas que não têm ligação com suas metas, ou não têm prazos a serem cumpridos. Aqui também entram atividades como hobbies. Isso não precisa e nem deve ser eliminado, só deve ser controlado para que não roube o seu tempo.

Gostou? Coloque em prática e organize suas atividades!
Fale com a Simplifica Design: serviços de design, branding e marketing.