Que o design está em tudo que se vê já é bastante repetido por aí… e de verdade, acredite, está!
Os melhores produtos já criados e considerados clássicos tiveram um grande projeto de design com muito estudo. Este é o seu valor. Entendendo isso torna-se uma questão mais simples o porquê investir em design.
Imagine que você entrou no mercado e vai até a prateleira de um produto desejado… existem vários produtos e o que você faz? Compara preços, sim, depois manuseia algumas embalagens, lê as informações e descarta aquelas que julga terem uma qualidade duvidosa. Pelo valor da marca que a produz (ponto para o design) e pelo julgamento que você faz de qualidade, sim, simplesmente pelo visual da embalagem (mais um ponto para o design).
Uma marca memorável se elege por um conjunto de fatores: a qualidade do produto, a clareza com que se comunica (design), a usabilidade que proporciona (design), a estética que apresenta (design) e as formas com que divulga-se para o consumidor (design). Lógico, design aplicado em seu conceito completo: como unidade de projeto, que envolve múltiplas disciplinas ou ciência, se assim podemos dizer, como: a comunicação, o marketing e etc.
Design não é gasto. É investimento! E faz parte da produção tanto na qualidade do seu produto físico quanto do serviço oferecido.
Quando uma marca é bem feita, com embasamento e comunica o necessário, ela costuma ser atemporal e passa um sentimento de muita credibilidade. Uma empresa que investe nela mesma é responsável e preocupada, então é mais fácil confiar que também se preocupará com seus clientes.
Logo, como eu faço se tenho uma empresa e quero investir? Simples!
Tenha uma marca elaborada para transmitir a identidade de sua empresa.
Faça um manual de uso da marca pensando em todas as suas aplicações, mantendo assim a mesma comunicação em todas as peças. Veja um projeto desenvolvido pela Simplifica Design para ter uma ideia: todas as peças de comunicação possuem uma única unidade visual, reforçando a marca da empresa.
Crie um site funcional. Pensado na experiência do usuário, no que você quer que seja visto e no que pensa que as pessoas procurarão.
Mantenha um canal de comunicação com o seu cliente. Anúncios, comerciais, mídias sociais, procure ficar à frente nos sites de busca.
Ouça, invista e implemente melhorias. Inove para não cair na mesmice e eventual esquecimento.