Quem disse que seus sonhos não podem se tornar realidade?

Conheça uma história de sonhos e superação: J.K Rowling

Sonho é tudo que se transforma em desejo vivo, dentro de nós, intenso e constante. Pode ser uma sequencia de ideias ao qual nosso espírito se entrega, ou uma fantasia. Por maior ou mais estranho que pareça o que ninguém pode negar é que sonhos podem se tornar realidade.

Joanne Rowling, a autora da famosa saga do bruxinho Harry Potter, poderia ter se dado por vencida diante de todas as dificuldades que a vida havia preparado para ela. Mas, em vez de se deixar abater, tirou vantagens dos problemas.

Na juventude, estudou francês com a intenção de tornar-se secretária, mas sua ambição crescia e não permitia que aceitasse o mundo como era. Não podia renunciar ao sonho que acalentava desde criança. Incapaz de se adaptar a horários e convenções, decidiu sair do país e trabalhar como professora de seu idioma materno.

Viajou para Lisboa e começou a dar aulas de inglês, o que a deixava com tempo livre suficiente para se dedicar à escrita. Nessa época, ela conheceu o primeiro marido, de quem se divorciaria pouco tempo depois de sua primeira filha nascer. Foi então que os problemas começaram a se agravar.

Sozinha em um país estrangeiro e com um bebê para cuidar, Joanne não viu outra saída senão voltar para a Grã-Bretanha, para perto da irmã mais nova. Foi uma queda dolorosa, mas Joanne levantou-se e continuou seguindo em frente. As dificuldades fizeram com que ela olhasse adiante e não perdesse de vista seus objetivos. Sustentando-se com a pequena renda que obtinha de uma bolsa de estudos, debruçou-se sobre sua velha máquina de escrever e começou a narrar a história de um pequeno bruxo que vivia em um mundo mágico.

Ela passava o tempo escrevendo em cafés, tentando se aquecer nas frias tardes de inverno escocês. O trabalho foi árduo; parecia não haver fim para aquela situação. Ninguém prestava atenção naquela história desconhecida, até que, após inúmeras respostas negativas, chegou a grande notícia: os direitos de sua primeira obra haviam sido comprados por uma editora.

No começo, Joanne não soube como enfrentar as transformações que o sucesso desencadeou. Antes, ela morava em uma pensão e preocupava-se constantemente com o futuro da filha. Agora, lidava com somas inimagináveis de dinheiro.

O estresse causado pela mudança foi tamanho que parecia que a chama da inspiração havia se extinguido. Mas um sonho é como o fogo em uma lareira: às vezes é necessário apenas soprar um pouco para reavivar as chamas. O encantamento das crianças foi sua fonte de energia para continuar. A insegurança se transformou em confiança. Ela mesma definiu assim, usando as mesmas palavras do filósofo grego Plutarco: “O que alcançamos em nosso interior é capaz de mudar o mundo exterior.”

Faça da Simplifica Design sua agência de publicidade