Pode parecer simples, mas para quem não lida diariamente com arquivos digitais, e sim com as etapas estratégicas e administrativas às vezes surgem as dúvidas.
Muitos profissionais de marketing sofrem com isso, afinal o que são e qual a diferença na prática? Não está tudo da mesma cor, afinal? Calma, vamos explicar através deste artigo de forma sintetizada, para facilitar sua vida e ser um guia prático para o dia-a-dia, assim você saberá qual arquivo pedir para a agência e qual encaminhar para onde, conforme sua necessidade.
Pantone, CMYK e RGB são sistemas de cores, não existe um melhor do que o outro, cada um possui uma utilização diferente.
PANTONE
Estas versões devem ser utilizadas no caso de impressões com cores especiais da escala PANTONE®, normalmente utilizada em materiais de papelaria e outras peças gráficas para manter a fidelidade da cor com maior precisão.
O custo da impressão é maior, entretanto, se você precisa produzir em grandes quantidades o valor compensa e a qualidade é excelente, garantindo sempre que as cores de seus impressos sejam iguais – independente se for impresso hoje ou daqui 5 meses, por exemplo.
Então, se você quer fazer impressões em grandes quantidades e evitar que seus papéis timbrados ou cartões de visita tenham variações de cores que prejudiquem a identidade visual de sua empresa, esta é a opção indicada.
CMYK
As versões em CMYK também são utilizadas para materiais impressos, porém com o sistema de mistura de cores tradicional presente tanto nas gráficas quanto nas impressoras para uso doméstico. Um sistema mais prático para a impressão em qualquer quantidade e utilizado em gráficas rápidas.
O custo da impressão é mais acessível, mas é importante saber que as cores nunca sairão 100% exatas, por conta de variação na mistura de cores realizada pela impressora no momento da impressão, tipo de papel, acabamento, entre outras coisas.
RGB
Mantém as cores mais bonitas em telas. Estes formatos são indicados para peças digitais: sites, vídeos e apresentações.