O cenário eu tenho certeza que você conhece bem: aquela sensação de acordar e sair de casa no piloto automático, chegar ao trabalho, sentar no computador e começar a trabalhar ainda com um raciocínio bem lento, ou até mesmo recorrer àqueles velhos truques para espantar o sono, como tomar café, uma água gelada, dar pulinhos no banheiro e seja lá o que for necessário para se sentir acordado. Já parou pra pensar que isso pode ser sinal de uma grande estafa por conta do nosso sistema de trabalho?
O corpo humano não foi feito para ficar parado o dia todo e muito menos para saber respeitar relógios de ponto e manter uma superconcentração por 8 horas contínuas e diárias. Tem dias que fluem melhor que outros, tem dias que dormimos mal, que temos problemas pessoais, que a praticidade simplesmente não vem. E tudo bem (ou quase bem).
Um artigo publicado pela Universidade de Melbourne analisou a capacidade cognitiva de australianos com mais de 40 anos. Trabalhos com jornadas de até 25 horas por semana apresentaram pessoas com a função cognitiva melhorada. No entanto, superior a isto houve um impacto negativo na cognição. Isto prova que nem sempre longas jornadas são efetivas…
Um bom funcionário não deveria ser àquele premiado pelo tempo gasto sentado na cadeira, mas sim pela qualidade do trabalho realizado. Infelizmente, temos uma cultura que não enxerga assim e que acredita que sair para dar uma volta ou tomar um café é atestado de querer enrolar, e meu amigo sinto te dizer, mas se alguém quer enrolar, fará isso numa reunião com 50 pessoas ou sozinho em casa, e não há nada que você possa fazer para conectar essa mente.
Pessoas envolvidas trabalham melhor, pessoas que não estão exaustas conseguem ter boas ideias. O que vemos por aí são mensagens de “corra atrás do seu sucesso, trabalhe enquanto todos os outros dormem, trabalhe até quando achar que não aguenta mais…” e líderes que forçam ao máximo estas pessoas a continuar neste ritmo desenfreado e desrespeitoso.
PARE. Você, que é funcionário, respeite o seu corpo, o seu ritmo, o seu tempo, tenha determinação, foco e efetividade durante sua jornada de trabalho. Sinta-se bem e seja produtivo! E aos líderes, bem… Um líder de verdade não incentiva a exaustão, incentiva o bem-estar, “Liderar não é impor. Liderar é despertar nos outros a vontade de fazer o seu melhor”.
Manter uma equipe integrada é uma das peças chaves para o sucesso de sua organização. Um ambiente amistoso melhora o clima de qualquer escritório. Cultive bons hábitos, incorpore em suas rotinas um happy hour com sua equipe, um café da manhã na empresa bem caprichado, casual day, comemorações de aniversariantes do mês para promover momentos de descontração e convívio saudável que fazem bem para todos.
Algumas empresas também promovem o home office e só a possibilidade de trabalhar de pijama e ficar livre do trânsito já causa uma alegria instantânea em quem é beneficiado por isto. Lógico que para esta prática ser viável é importante que a pessoa possua um espaço apropriado para trabalhar, entretanto, o que queremos ressaltar mesmo aqui, que é o ponto principal, é o respeito. Respeito pelos limites de cada um (o seu limite e o do próximo). Somente assim, conseguiremos resultados melhores para as empresas e mais qualidade de vida para todos.