Identidade visual, ter uma marca que condiz com a mesma comunicação em todas as suas mídias refletindo a sua personalidade é importante. Porém, não se trata apenas da imagem, junto com essa personalidade vem postura, posicionamento, forma de linguagem… e aí entra a real pergunta, você realmente conhece a identidade da sua empresa?
O primeiro passo para conhecer melhor a sua identidade é identificar quais os seus diferenciais, o que a sua empresa oferece que é diferente das outras? Importante lembrar que qualidade no serviço ou no atendimento são obrigação, não necessariamente um diferencial. O que te faz único pode ser o serviço oferecido ou a forma como é oferecido. Reflita sobre isso e, se desconhece os seus pontos positivos identifique-os e explore-os ao máximo. Nessa etapa, pode ser interessante fazer uma pesquisa de valores de mercado, do seu produto/serviço e de seus concorrentes, tendo assim uma visão mais ampla.
O segundo passo é identificar quem é o seu público, provavelmente o seu produto ou serviço atende um nicho da população, uma faixa etária, um gênero, um estilo, uma personalidade específica que fazem toda a diferença na hora de se comunicar. Você fala da mesma maneira com o seu chefe do que com o seu filho de dois anos? Acredito que não. Da mesma forma, é importante saber quem é o seu público para adequar a forma correta de se comunicar com ele.
Após a análise dos dois passos anteriores você já sabe quem é você e quem é o seu público. E a sua imagem e o seu público casam? Eles parecem pertencer ao mesmo ambiente? Você tem a imagem que gostaria?
É muito comum, ao parar para observar estes itens, perceber que não temos a imagem que gostaríamos com o nosso cliente. Chega então a hora de “trocar o guarda-roupa” e refazer a imagem adequando nossa missão, valores, personalidade e diferenciais ao nosso público-alvo. Tendo a imagem e linguagem correta já estamos no meio do caminho para o sucesso, depois desse processo é só uma questão de construir uma relação com este público – uma tarefa que deve ser realizada com uma sólida estratégia de branding e marketing digital.
Sua empresa precisa ter uma personalidade sólida, definida e confiante que reflete na maneira com que age e mostra-se ao mundo. Afinal, hoje com as redes sociais as pessoas estão muito mais atentas se as ações da sua empresa condizem com os valores que você quer passar.