Como a Tecnologia Assistiva pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência?

A tecnologia, em grande parte, busca cada vez mais melhorar nossa vida e o planeta em que vivemos.Carros que poluem menos e são mais seguros, impressão de órgãos do corpo humano em 3D, nano robôs que são capazes de lidar com a poluição dos oceanos, são apenas alguns dos exemplos que provam que estamos bem próximos de um futuro totalmente tecnológico.

 

Mas trazemos aqui nesse texto um recorte que, às vezes, passa despercebido no dia a dia. Você já parou para pensar em como a tecnologia e acessibilidade assistiva podem melhorar (e muito!) a qualidade de vida de pessoas com deficiência?

Isso porque pessoas com qualquer deficiência já possuem em sua rotina o desafio de se adaptar e se inserir no meio em que vivem. Por mais que existam campanhas, palestras e programas informativos sobre a conscientização destas necessidades, dentro da área da tecnologia ainda há muitas mudanças necessárias. Afinal, sabemos que ainda faltam recursos tecnológicos e inserção social para que pessoas com deficiência tenham uma vida melhor.

No Brasil, mais de 45,6 milhões de cidadãos possuem algum tipo de deficiência, segundo os dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número representa 23,9% da população brasileira. O número é alto e expressa o quão necessário é tornamos esse assunto popular e alertar para a importância da tecnologia e acessibilidade assistiva na nossa sociedade.

 

Tecnologia e Acessibilidade Assistiva

Em 16 de novembro de 2006, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República criou o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) para propor políticas governamentais e parcerias, entre órgãos públicos e sociedade civil para ajudas técnicas e outras funções.

O CAT propôs o termo ‘Tecnologia Assistiva’, que propõem oferecer produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para “promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida”1. Tudo isso foi pensado para que exista autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão dessas pessoas na sociedade.

Os recursos da Tecnologia Assistiva visam criar e inserir equipamentos, produtos e sistemas adaptados para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.

Ao lado da Tecnologia Assistiva vem a Acessibilidade Assistiva. Se pensarmos nas tantas barreiras na Web para pessoas com deficiência, como a dificuldade de navegar, entender e interagir efetivamente em site, já entendemos como a acessibilidade e inserção é dificultada. E não falamos aqui só de dificuldades de acesso, mas principalmente do impedimento de conexão aos conteúdos e páginas Web.

O Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, por exemplo, obriga portais e sites eletrônicos da administração pública na Internet a possibilitarem acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

Hoje já é mais comum encontrarmos portais de notícias que oferecem o recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com a opção de ouvir o conteúdo, mas é necessário pensar em outras formas de melhorar o acesso ao conteúdo online, essa determinação precisa se ampliar para todos os sítios onlines.

 

Importância da Acessibilidade Digital

As principais vantagens e benefícios de uma Acessibilidade Digital é a democratização do acesso. Quando pessoas que vivem uma deficiência física ou mental conseguem acessar qualquer conteúdo online, principalmente relacionados ao governo, elas se sentem pertencentes à sociedade em que ela vive.

Sem contar que, em meio a uma revolução digital que estamos passando, elas conseguirem ter acessibilidade a um computador com internet ou a um smartfone significa que estão incluídas tanto socialmente como digital, afinal assim elas podem pagar contas, fazer compras e compartilhar momentos de sua vida em suas redes sociais.

Quando você pensa em adaptar o seu site para que pessoas com deficiência consigam usá-lo, você aumenta o acesso e sua rede de clientes, beneficiando assim não apenas a elas, bem como seu trabalho.

 

Projetos que inspiram

Em 2018, a Premiação Global WSA (World Summit Award), conhecida como a maior em conteúdo digital do mundo, reconheceu nove iniciativas de acessibilidade digital. Os projetos visam atender às necessidades de pessoas com alguma deficiência física e mental, mas não só, eles inspiraram para que mais iniciativas como essas se multipliquem.

 

    • Passe Livre

      Uns dos programas premiados pela WSA foi o Passe Livre, do Ministério da Infraestrutura, que garante acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual, seja ele por rodovia, ferrovia ou barco, para pessoas com deficiência de baixa renda. Mas o programa não se trata apenas de um passe livre, o Ministério criou um site totalmente responsivo seguindo às recomendações de acessibilidade e navegabilidade do Governo Federal, que acompanha os padrões da W3C.

      Com um conteúdo totalmente acessível, incluindo vídeos legendados e em libras, a população que precisa do Passe Livre, encontra no site tudo que precisa saber para utilizar o benefício.

    • Iniciativa ICOM

      A iniciativa ICOM, que é uma central de tradução simultânea que tem como objetivo mediar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes foi premiada também pela WSA. O serviço, que é inovador, utiliza uma tecnologia avançada e está disponível para computadores, tablets e celulares. A tradução acontece através de uma vídeo chamada com avançada tecnologia que permite a leitura simultânea dos sinais.

    • Aplicativo Sesc Avenida Paulista

      Outro projeto que teve destaque e que abraça a acessibilidade assistida é o aplicativo do Sesc Avenida Paulista em realidade aumentada, no qual é possível, utilizando o celular fazer imersões em 360º pela vista no Mirante da unidade, realizar passeios georreferenciados pelos assuntos do centro, ouvir um áudio tour sobre a avenida, e muitas outras coisas.

    • Projeto Avisa

      O projeto Avisa (Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia) se destacou na premiação pela ideia ao tornar possível a utilização das principais funcionalidades de um telefone celular moderno às pessoas com deficiência visual, idosas ou com baixo letramento. Através de aplicações em smartphones com touchscreen com o sistema operacional Android.

 

 

Essas iniciativas estão aí para mostrar que cada vez mais tecnologias da informação e comunicação são ferramentas indispensáveis para pessoas com deficiência e, a acessibilidade é essencial para qualquer projeto.

 

As ideias e projetos não precisam ser necessariamente complexos, mas precisam abraçar a todas as pessoas que precisam de tecnologia para além de status social, mas sim facilidades necessárias para o seu dia a dia.

Faça da Simplifica Design sua agência de marketing digital