Como se comunicar de maneira eficiente

Você já passou pela experiência de criar uma campanha publicitária com anúncios, seja digital ou gráfico, que não atingiram o resultado esperado? Muitos empreendedores passam por isso e acabam colocando a culpa desse catastrófico resultado na baixa verba que aplicaram ou, se não foi tão baixa assim, na mera falta de sorte ou conhecimento. Entretanto, isso pode ser um sinal de que sua comunicação não está eficiente

 

Antes de sair anunciando por aí, é preciso pensar na sua comunicação. Não estamos falando dos meios de comunicação (redes sociais, tv, outdoor, panfletos…), mas sim, da forma com que você se comunica. O processo de comunicação é formado pelos seguintes elementos:

 

  • Emissor: quem envia a mensagem;
  • Receptor: a quem se destina a mensagem (destinatário);
  • Mensagem: o conteúdo, aquilo que se deseja comunicar;
  • Canal: o meio de transmissão da mensagem;
  • Código: conjunto de signos e regras sobre as quais a mensagem é elaborada;
  • Contexto: situação à qual a mensagem está se referindo.

 

Quando nos comunicamos precisamos, primeiramente, entender para quem estamos falando e quais as necessidades dessa pessoa. Essa pessoa é o seu público. Para que ele possa interpretar sua mensagem é importante que você a contextue dentro da realidade dele e preferencialmente fazendo uso da linguagem que ele está habituado. Por exemplo, se você possui uma empresa do setor de agronegócios e desenvolveu um site para ela em meados dos anos 2.000, provavelmente, o visual deste site já não o agrade muito e, quando tenta acessá-lo em seu smartphone as letras são tão pequenas que ficam quase ilegíveis, necessitando dar aquele zoom na tela para leitura e navegação. Definitivamente você precisa de um novo site! Por exemplo, alguém que não é tão antenado com tecnologia, criamos aqui um perfil de público, mas está em busca de um serviço de criação de um novo site, então, é impactado pelo seguinte anúncio na internet:

“Criação de sites otimizados e responsivos! Peça já um orçamento.”

Provavelmente este tipo de anúncio não será considerado um grande chamariz para o receptor desta mensagem, com o perfil descrito acima. Ele irá pensar: “Site otimizado? Responsivo? Eu só quero um novo site e que eu consiga acessar pelo celular sem dar zoom…”. Logo, podemos ver que a mensagem do anúncio possui termos técnicos que são de conhecimento dos profissionais da área de desenvolvimento de site e, mesmo sendo exatamente o que esse receptor precisa, não irá entender devido aos termos.

Por esse motivo, entender para quem se fala é tão importante. A partir desse entendimento é possível criar um perfil, definir uma linguagem adequada à mensagem e produzir esse conteúdo, fazendo o uso de técnicas de neolinguísticas eficientes para chamar a atenção, vender e técnicas visuais que podem valorizar ainda mais o seu conteúdo e dar destaque para o que realmente importa. Esta criação de perfil, que é uma representação fictícia ideal do seu público, é conhecida como “persona”. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações de seu cliente e, serve para guiar as estratégias de criação de conteúdo e marketing.

Caso você não defina esta persona, é muito provável que ainda tenha dificuldades em entender o seu público e crie mensagens com linguagens incompatíveis, logo, você pode estar usando o meio de comunicação certo, pode estar onde o seu público está, mas não será compreendido!

A comunicação eficiente lhe trará resultados positivos em tudo aquilo que você estiver envolvido, da mesma forma que as falhas na comunicação poderão arruinar tudo. Se comunique, não se estrumbique!

 

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