Será que você lida com o fracasso do mesmo modo que os grandes inventores? Aliás, você sabia que eles também fracassavam? É isso mesmo, nem eles eram imunes ao fracasso!
Em geral, quando tentamos algumas vezes e fracassamos, ficamos frustrados e abandonamos nosso objetivo, pois a falta de resultados positivos nos faz perder o interesse e a motivação. Para certas pessoas, no entanto, acontece exatamente o oposto: cada fracasso, cada falha ou cada tentativa é vista como um passo que as aproximam de sua meta.
Eis que estes são os inventores!
Hoje trazemos a história de um brilhante inventor para inspirá-los. Um inventor que mesmo diante de todas as tentativas fracassadas, jamais perdeu o ânimo. Seu nome: Thomas. Sim, Thomas Edison.
Foram quase mil e duzentas tentativas até o acerto. Não foram poupados recursos, tempo e dinheiro para testar mais de seis mil filamentos, trazidos do mundo inteiro, com o objetivo de conseguir que não se fundisse dentro da lâmpada. Cada vez que Edison anunciava que testaria um novo filamento trazido sabia-se lá de onde, era motivo de piada. Tentou com platina, carbono e diversos tipos de fibras até que se deparou com a fibra de bambu, que foi o único filamento que se manteve incandescente por horas e não se fundiu. Eureca!
Anos antes de se consagrar como inventor, Edison abandonou o trabalho de telegrafista com o objetivo de viver de suas criações. Apostou tudo na invenção de um contador de votos eletrônico. Ele o ofereceu ao Congresso, mas foi rejeitado por ser considerado desnecessário. Naquele momento, falido, decidiu não inventar nada que não fosse necessário.
Voltou a trabalhar como assalariado até que recebeu uma encomenda: construir um indicador automático de cotações da Bolsa de Valores. Essa invenção mudou sua vida e sua situação econômica finalmente se estabilizou.
Poucos anos depois ele abriu uma “fábrica de inventos”, um espaço para criar. De lá saíram o fonógrafo e o ditafone, além de outras centenas invenções. Quando um incêndio atingiu sua fábrica e destruiu tudo o que havia lá dentro — inclusive alguns inventos inacabados -, ele disse: “Todos os nossos erros foram queimados. Graças a Deus podemos começar de novo.”