Devo investir em propaganda de mídias impressas ou usar o poder da internet e mídias digitais? Certamente você já se deparou com essa dúvida e na incerteza, talvez, tenha apostado em um formato que não favoreceu o seu negócio.
Definir entre impresso e digital não pode ser uma escolha feita por “achismo”, do tipo “Eu gosto muito de usar o facebook. Vou investir nisso e ACHO que vou ter resultados”. Existem diversas mídias impressas e diversos formatos de mídias digitais e cada uma tem um peso diferente em um processo de conquista ao cliente ou vendas.
O “por quê usar” e o “pôr que não usar” está totalmente atrelado ao seu objetivo e ao seu público. Faça os seguintes questionamentos:
1. Qual é o meu objetivo? O que eu quero dizer com “vou ter resultados”? Que tipo de resultados você espera? Quer vender mais ou quer que as pessoas conheçam sua empresa? Liste em um papel seus objetivos. Mesmo que parecidos, vender mais e tornar sua empresa mais conhecida são coisas diferentes.
2. Qual é o meu público? Anote as principais características de seu público: homens ou mulheres? Qual idade, gostos ou preferências?
3. Onde está meu público? Seu negócio está localizado em um lugar específico? Seu público usa a internet? Como e qual a frequência?
4. Qual o valor do meu produto ou serviço? Veja se está equiparado ao mercado. Analise a qualidade de seu produto ou serviço e seus concorrentes.
Anotar tudo isso irá ajudar a definir onde, no quê e como investir. Um profissional poderá auxiliar neste processo de escolha e mostrar a função e impacto de cada mídia.