Uma Identidade Visual é muito mais do que ter apenas um logo, e não é só para empresas multinacionais e milionárias, não!
Pense na sua identidade visual como uma pessoa, você é muito mais do que as roupas que veste. Suas características, expressões, ideias, acessórios e postura também fazem parte da sua personalidade. Por exemplo, você é a mesma pessoa estando de óculos ou não.
Com a sua empresa não é diferente. A identidade pode ter início com uma marca bem formulada que expressa os conceitos, valores, segmento e posicionamento de mercado, isto é criado partindo do uso de elementos que representem esses valores por meio da cor, formato, símbolos e tipografia (fonte).
Porém, se sua marca é verde, você não precisa ter o site, a embalagem, as postagens e tudo com esse tom sempre. Cores complementares e outros elementos podem ajudar de forma temporária ou permanente.
Por exemplo, você pode combinar a cor verde com o azul em quase todas as suas comunicações, e em algum momento, caso decida montar uma campanha de verão temporária, você pode usar a cor laranja, e ainda assim conseguir casar tudo isso mantendo a identidade.
Não é fácil ter uma marca que funcione sozinha, em versão reduzida, em uma cor, como avatar, em embalagem, site e até no cartão de visitas, sem que possa causar uma sensação de que está igual em todos os lugares e, muitas vezes, transmitindo monotonia. Ou o contrário, parecer uma marca diferente em cada local. É necessário criar elementos de unidade visual para se construir uma identidade com padrões e equilíbrio. Um profissional da área de design pode ajudar e, inclusive, nesse processo de construção de identidade é essencial.
Uma identidade mostra a sua empresa em qualquer manifestação, ela traz afetividade e memória para aqueles que a conhecem.
Voltando ao exemplo da sua identidade pessoal, alguém que convive contigo pode lembrar de você simplesmente por um perfume que sentiu no ar, mesmo que você não esteja por perto, e a ideia é exatamente essa, ter características marcantes que possam estabelecer esse vínculo sem que tudo esteja sempre escancarado. Essa é a real beleza de uma marca bem formulada que se relaciona com os clientes: um conjunto de elementos que combinados revelam uma personalidade única.