Aquela “grande sacada” é o que a maioria das pessoas acredita ser o fator que diferencia um serviço ou produto de sucesso de outro não tão bem sucedido. Mas na verdade, a “grande sacada” é apenas um dos fatores e não o único ou principal.
Nós, seres humanos, somos seres imaginativos e racionais e não paramos de pensar nunca. Ideias é o que não falta e na grande maioria das vezes acreditamos que a ideia que acabamos de ter é ótima, na verdade, excelente! E sim, será um sucesso. Entretanto, quando falamos em produtos e serviços de sucesso, uma ideia deve ser acompanhada de outros fatores essenciais. Vejamos a seguir:
Sua ideia deve ser uma solução
Ideias que solucionam necessidades reais tendem a se transformar em serviços ou produtos que possuem impacto na nossa vida, que serão consumidos por despertar uma necessidade ou por suprir necessidades, como por exemplo, escova de dentes, roupa, fogão, cerveja, internet – coisas que foram inventadas e fazem parte do nosso dia a dia, facilitando inúmeras atividades e/ou suprindo necessidades e desejos.
Sua ideia deve ser comprada por alguém, além de você
Antes de investir na sua ideia valide junto ao mercado, através de pesquisas, informações sobre consumo e tendências. Pense sempre que você desenvolve algo para alguém, não somente para você, e entender os hábitos e necessidades das pessoas para quem você desenvolve é muito importante. Isso pode até mesmo ser uma fonte para transformar sua ideia, incorporando novos formatos ou funções de acordo com as informações descobertas nesta fase.
Sua ideia deve ser lançada
Pesquisa e planejamento são importantes, entretanto, assim como toda etapa dentro de um projeto, também devem possuir um prazo para conclusão. Tenha sempre o conceito de seu produto ou serviço bem nítido e siga cronogramas para que de fato ele saia do papel e seja materializado. Caso contrário, outro poderá ter a mesma ideia e lançar antes de você.
Sua ideia deve acompanhar as mudanças
Grandes ideias não morrem, evoluem. Estar atento ao que nos cerca, as novidades, tecnologia e mudanças de hábitos das pessoas são fatores importantes para que seu produto ou serviço se transforme, adaptando-se a novas realidades. Como por exemplo, é o caso da energia elétrica. A necessidade de ter luz já era presente em nossos parentes das cavernas, aos poucos, o fogo deu origem às tochas, tochas em lamparinas, lamparinas em energia elétrica e, se analisarmos, os formatos continuam em evolução: do acesso à luz através de tomadas ao sensor de presença que aciona a luz e até mesmo aos sistemas de inteligência que podem acionar luzes através de comando de voz.
Como podemos ver, a ideia deve ser amparada de outros recursos que irão nos fazer pensar e refletir sobre processos, hábitos, escalabilidade… Muita pesquisa e planejamento devem estar aliados a sua ideia para que ela seja um verdadeiro sucesso e consiga atingir seu público não só pela sua estratégia de marketing, mas também por suprir necessidades reais.