Psicologia das cores

As cores estão presentes ao nosso redor e influenciam e muito a nossa mente. Claro que a publicidade não poderia deixar de aproveitar isso para beneficiar a propaganda de produtos e serviços.

 

Cada tonalidade de cor é capaz de nos remeter a sentimentos diferentes e a escolha delas ao criar uma marca ou produto para um determinado público pode ser garantia de sucesso. Nem sempre o produto que te atraiu em uma vitrine é um acaso, aliás, provavelmente é uma junção de fatores elaborados, cuidadosamente, para atrair exatamente o seu perfil de consumidor. Com isso, temos o fator positivo que é ser atraído para as coisas que já nos geram algum interesse mesmo.

Não é uma ciência exata, as cores podem despertar lembranças e sentimentos diferentes em cada um, porém temos um repertório e cultura similar em muitos quesitos que costumam ser os mesmos dependendo de nossa personalidade e faixa etária. Seus gostos e preferências definem a que grupo você pertence na sociedade e, algumas cores também fazem parte dele.

Confira abaixo alguns sentimentos que as cores provocam e onde são utilizadas:

 

Vermelho

Dinamismo, paixão, emoção, atividade, estimula a energia, incentiva ação e confiança.
Utilizada em: Restaurantes, liquidações, atrair consumidores impulsivos, criar senso de urgência.

 

Laranja

Vibrante, amigável, convidativa, entusiasmo, sociável, agradavelmente estimulante.
Utilizada em: marcas jovens, vestuário, alimentos, utilitários e promoções.

 

Amarelo

Feliz, acolhedor, estimulante, otimismo, esperança, concentração e comunicação.
Utilizada em: atenção, inovação, cursos, automotivo e agilidade.

 

Verde

Equilíbrio, possibilidade, saúde, tranquilidade, vitalidade, efeito calmante e alívio do stress.
Utilizada em: saúde, dinheiro, questões ambientais e produtos de limpeza.

 

Azul

Calma, confiança, segurança, criatividade, contemplação, espiritualidade e profissionalismo.
Utilizada em: negócios corporativos, tecnologia, empresas de segurança e investimentos.

 

Roxo

Sabedoria, intuição, nobreza, riqueza e estimula a solução de problemas.
Utilizada em: produtos de beleza e lojas de decoração e presentes.

 

Na imagem e vídeo abaixo temos exemplificado a utilização das cores nos filmes, e vemos que remetem o mesmo sentimento à grande maioria das pessoas, assim como no cinema podemos explorar esse fator e fazer com que os valores de sua empresa sejam passados subliminarmente também através das cores.

 

Utilize o poder das cores a seu favor!

Faça da Simplifica Design sua agência de publicidade

Liderando Pessoas Com Foco Em Resultados