Sites ainda são importantes?

Se você está montando um negócio, seja ele digital ou não, certamente já se questionou se sites ainda são importantes nos dias atuais, certo?

 

Com tanta rede social por aí é fácil (e tentador!) imaginar que não haja mais motivos para o seu negócio ter um site, que estar presente em outros os canais de comunicação, como plataformas on-line para conectar clientes e prestadores de serviços, comunidades de compra e venda, redes sociais ou grupos em WhatsApp já basta e, que assim, de quebra você economiza dinheiro sem precisar desenvolver um site para o seu negócio. Mas, afinal, este pensamento é correto? Neste artigo mostramos o porquê você não deve apostar somente nestes canais de comunicação mas deve sim estar presente neles e que sites são importantes!

Postagens com milhares de curtidas e perfis em redes sociais com muitos seguidores e engajamento pode ser sinal de uma boa estratégia de branding, porém, não pode ser associado ao sucesso financeiro de uma empresa.

 

“No mundo real, o National Enquirer, um semanário, vende quase três vezes mais cópias do que o The Atlantic, mensalmente, todos os anos. Porém, no Facebook o The Atlantic é 45 vezes mais popular.” – Seth Stephens-Davidowitz, Artigo Don’t Let Facebook Make You Miserable – New York Times (Tradução).

 

Para que o seu negócio possua uma imagem profissional perante o seu público, agregando mais credibilidade aos seus produtos ou serviços, deve possuir um site e fazer dele a estação central do seu negócio na Internet. Os demais canais devem direcionar as pessoas para ele, desta forma, você conseguirá mensurar o real interesse do público que segue seus perfis sociais em seu produto ou serviço. 

Use as plataformas para divulgar seu negócio e engajar seu público, mas lembre-se: o termômetro para identificar o interesse nos seus produtos e serviços deve ser o acesso ao seu site ou, indo mais a fundo, uma conversão; por exemplo, o preenchimento de um formulário de contato, o download de um arquivo ou até mesmo uma compra efetuada — funcionalidade esta que, talvez, você não consiga mensurar nas redes sociais ou que possua o risco de perdê-la, caso a rede social ou canal passe por problemas e fique inoperável. E aí, vai vender como sem seu perfil on-line?

Justamente por não poder contornar situações como essa, que não dependem de você e de sua equipe para reverter, acarretando danos a sua imagem profissional (e até financeiros!) um site com domínio registrado e uma boa estrutura de hospedagem e desenvolvimento de site são essenciais para passar credibilidade e construir a imagem do seu negócio.

Além disso, não basta ter um site hoje em dia sem acompanhar suas métricas. Isso é ouro! O site, por si só, sendo usado apenas como uma vitrine ou representação virtual do seu negócio, com um belo design, pode ser muito atrativo as pessoas que acessam, porém, quem são essas pessoas? Saber informações, como: origem de acesso, páginas mais acessadas, quantidade de acessos, tempo em que as pessoas permanecem em seu site, dispositivos que acessaram (celulares — e até mesmo qual é o dispositivo: como Android, Iphone…), entre outras informações, é de total valia para pensar em ações de marketing, criar campanhas eficientes e até realizar remarketing ou tomar decisões, como por exemplo, se você deve primeiramente lançar um aplicativo dentro da App Store ou do Google Play; caso você tenha pretensão de desenvolver um aplicativo. Através das informações que são rastreadas dentro do seu site pelo Google Analytics é possível saber tudo isso! E quem sabe, pensar em monetizar algumas páginas com anúncios (#ficaadica, mas não exagere!).

 

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Outro ponto importante é a autonomia que você terá para desenvolver a melhor experiência de navegação para os seus usuários. Pensar na estrutura de links, disposição dos elementos, conteúdos que devem ser destacados… A experiência de navegação é de extrema importância e, não muito raro, influenciam as decisões dos usuários em permanecer no seu site.

Se você chegou até aqui já percebeu que não pode ter qualquer site. Ele deve ser obrigatoriamente responsivo, ou seja, quando acessado por smartphones e tablets todo o conteúdo deve se ajustar a tela, proporcionando uma experiência de navegação tão boa quanto ao ser acessado em um computador: textos legíveis (nada de dar zoom!), imagens que se ajustam na tela sem perder a qualidade, conteúdo leve — sendo carregado rapidamente, menu de fácil acesso, botões com um bom tamanho para serem acionados com o dedo… Resumindo: um site para ser acessado de qualquer lugar (via Wi-Fi ou pacote de dados) e em qualquer dispositivo, afinal, muitas pessoas possuem o celular como principal fonte de acesso à Internet e os usam para fazer pesquisas e compras, além de interagir com os amigos e a família.

 

Estatística de Acesso
Estatística De Busca
Estatística De Busca

Logo, ao desenvolver um site tenha em mente que não pode ser desenvolvido de qualquer forma. Se ele demorar muito para carregar as informações pode fazer com que as pessoas desistam de acessá-lo e, se elas estão acessando é porque encontraram o seu negócio na Internet e estão procurando por seus produtos ou serviços. Elas possuem interesse no que você tem a oferecer! Ofereça da melhor forma.

Seja localizado nos mecanismos de busca (Google, Bing…) desenvolvendo conteúdos de qualidade para atrair as pessoas e realizando um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization)  muito além de só preencher plugins, Ok? SEO é muito mais que isso! (mas esse assunto fica para outro artigo) Tenha uma área para publicação de novidades e artigos (o famoso blog) para conversar com o seu público, criar autoridade, dispor benefícios dos seus produtos e serviços e, principalmente, para destacar-se no posicionamento dos resultados de busca, de forma orgânica (gratuita, sem anúncios).

E lembre-se: ninguém vai digitar no campo de busca do Google o nome da sua empresa (a não ser que a pessoa já a conheça). Por norma, as pessoas buscam o que querem localizar e o Google mostra o que for mais relevante para elas. Criar artigos “respondendo a questionamentos”, como, por exemplo, “como perder peso com saúde” em um site de uma clínica de nutrição pode ser um ótimo chamariz para atrair clientes que buscam exatamente por este assunto. E as pessoas podem querer ir além da leitura de um artigo em seu site, por isso, pensar em como será a página do artigo — com direcionamentos para os serviços que você oferece —, pode transformar um leitor em um cliente — uma vez que sua intenção (antes ou depois da leitura do seu conteúdo) era a de procurar um profissional para tal finalidade.

É exatamente por todos esses motivos que você precisa de um site profissional! Quando buscarem na Internet sobre os seus serviços você deve aparecer e, usando apenas as redes sociais, a probabilidade de você estar ali — sendo exibido nos primeiros resultados de busca — é basicamente nula. Além disso, certamente quando você criou o seu negócio muitos amigos e familiares começaram a seguir você/curtir sua página. Talvez, estas pessoas não se transformarão em clientes da sua empresa. Às vezes, seu público pode ser outro, com interesses bem diferentes das pessoas que fazem parte do seu círculo de amizade e decidiram apoiá-lo na empreitada do empreendedorismo.

 

Engaje seu público nas redes sociais, esteja nas plataformas on-line que ligam clientes a fornecedores, seja ativo em grupos e comunidades, faça networking, use estratégias diversificadas em cada canal de comunicação, mas, acima de tudo: tenha um site profissional com conteúdo de qualidade e de fácil acesso.

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