Qual a importância dos brindes e datas comemorativas?

Cada vez mais o relacionamento entre as empresas e seus consumidores, parceiros e clientes são mais estreitos, muito disso se deve às redes sociais e às muitas formas de comunicação que temos atualmente. Uma boa oportunidade para estreitar esses laços e aproveitar o momento para estabelecer uma relação mais próxima é conhecer datas comemorativas e especiais para o seu setor e o de seus clientes.

 

Algumas datas mais tradicionais podem ser aproveitadas em todos os segmentos, e preparar um cartão, e-mail marketing, ou até mesmo um brinde para ser lembrado é atencioso, como diz o provérbio: “Quem não é visto, não é lembrado”, portanto, capriche focando nas necessidades e agrados que podem conquistar o seu público e não perca esta oportunidade de aproveitar as datas comemorativas como forma de estratégia de mercado.

 

Datas específicas

Dependendo do segmento da sua empresa ou de seu cliente você vai encontrar dias não tão “famosos”, mas que podem arrancar um sorriso daqueles que fazem parte do segmento, como por exemplo: Dia da Secretaria, Dia do Dermatologista, Dia do Zelador, Dia Mundial do Mágico, Dia do Bibliotecário, Dia do Pão… entre outros. Fique atento e veja quais têm mais relação com o seu setor.
Uma boa data que funciona para quase todos é o Dia do Cliente, em 15 de setembro.

 

Aniversário da empresa

Divulgar o aniversário da empresa é celebrar o seu tempo de mercado, reforçar a sua estabilidade e o vínculo com seus colaboradores, clientes e parceiros. Muitas empresas aproveitam para realizar promoções e incentivar as vendas.

 

Aniversariantes

Seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores podem sentir-se importantes ao serem lembrados em seus respectivos aniversários. Criar um simples banco de dados com estas informações resolve facilmente isso para agradecer o relacionamento que eles possuem com a empresa, além de também ser uma oportunidade para um brinde ou desconto que incentive as vendas.

 

Datas comemoradas mais amplamente

Algumas datas e feriados já são lembrados e comemorados por quase todos, então vale ter em mente que podem ser uma oportunidade em se fazer presente, são elas: Carnaval, Volta às aulas, Páscoa, Dia do Trabalho, Férias de Inverno, Independência do Brasil, Dia das Crianças, Férias de verão, entre outras. Não possuem o mesmo peso de datas específicas, dependendo do seu segmento, mas podem ser lembradas em campanhas ou nas redes sociais para engajamento.

 

Black Friday

Importante no varejo, ainda um pouco nova no Brasil, é a uma ótima oportunidade de colocar grandes descontos e limpar os estoques para os novos produtos que devem entrar para as vendas de fim de ano. Se utilizada com inteligência pode ser garantia de sucesso.

 

Datas emocionais

São as datas em que as pessoas já estão mais emotivas e mais dispostas a presentear, portanto, são momentos-chave para estabelecer uma relação afetiva que mostre o quanto a sua empresa é única no serviço que oferece. São elas: Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. Merecem um carinho especial na elaboração de estratégias e interação com clientes e parceiros da companhia.

 

É importante estar atento ao calendário e utilizá-lo a favor de sua empresa, muitas vezes um brinde bem pensado permanece com o seu cliente por todo o ano como, por exemplo: calendários, canecas, agendas ou cadernetas de anotação… É mais uma chance de ser lembrado e manter-se ativo e presente.

Precisando de ajuda para escolher brindes ou formas de relacionamento com seu cliente?